Meu Primeiro Marketplace

16 de abr de 2018

5 dicas para evitar abandono de carrinho

5 dicas para evitar abandono de carrinho

Na hora de finalizar uma compra online, são vários os motivos que podem fazer o cliente abandonar o carrinho. Desde problemas técnicos com internet e a luz elétrica até a própria indecisão do comprador ou preços mais atrativos oferecidos pelo concorrente.

Por isso, é necessário estar atento aos indicadores e perceber quais os motivos pelos quais a compra não foi finalizada. O blog Opencoin traz cinco dicas para ajudá-lo a não perder o cliente no último passo da compra e diminuir a taxa de abandono dos produtos.

 

Informações claras

Seja transparente com o consumidor. Além de características bem detalhadas do produto, deixe à vista todas as informações necessárias para ele realizar sua escolha, principalmente as referentes a valor do frete, taxas adicionais, cobranças diferenciadas de acordo com a forma de pagamento escolhida, prazo de entrega, condições para a compra. O cliente não gosta de se sentir enganado.

Vale deixar acessível, também, a política de trocas e reembolsos, pois muitos consumidores compram produtos online com a certeza de que poderão trocá-los, caso não fiquem satisfeitos.

 

Preço do frete

O custo do frete é uma das informações mais buscadas pelos clientes. Se houver algum susto, o produto pode ser abandonado imediatamente. É necessário desenvolver políticas de frete atrativas, concedendo descontos ou a total isenção da taxa para compras acima de determinado valor.

Oferecer outras opções – como PAC, Sedex ou transportadora – pode ser uma boa saída e deixa que o comprador escolha a relação entre custo e prazo, de acordo com suas necessidades.

 

Relacionamento com o cliente

O relacionamento é fundamental para fidelizar os clientes no e-commerce. Um usuário que já tenha um histórico de interações positivas com sua marca dificilmente abandonará produtos no carrinho de compras. E mais, fará propaganda do bom atendimento que recebeu.

 

Super checkout

Super checkout é um conjunto de ferramentas que agiliza o processo da compra, fazendo com que o cliente não perca tempo ou se irrite com trâmites burocráticos.

São vários os exemplos: a compra instantânea leva diretamente para a página de pagamento, sem processo intermediário algum; o login via redes sociais dispensa o preenchimento de formulários; o registro de cartão de crédito para compras futuras evita a necessidade de repetir os dados a cada compra; e, ainda, o one page checkout compila todos os dados da compra em uma única página, facilitando a revisão por parte do consumidor.

 

Retargeting ou remarketing

Quando o usuário entra na sua página, o dispositivo é marcado com um cookie. Assim, toda vez que ele visitar algum site que tenha anúncios do Google AdWords ou do Facebook Ads, aparecerão os mesmos produtos que ele visitou na sua página.

É como se o item ficasse à total disposição do cliente, esperando que ele retome à compra. Estratégias como estas são usadas para “recapturar” o consumidor que abandonou o carrinho.

 

Leia também: 7 dicas para melhorar o atendimento ao cliente