Meu Primeiro Marketplace

8 de ago de 2018

8 dicas sobre Facebook para pequenas empresas

8 dicas de Facebook para pequenas empresas

Se para as grandes marcas já é trabalhoso conseguir uma atuação relevante no Facebook, para as novas ou pequenas empresas o desafio é ainda maior. Porém, mesmo com a plataforma limitando o alcance de publicações comerciais – entre 2013 e 2014, o alcance orgânico de páginas brasileiras foi de apenas 4,6% –, existem algumas formas de tornar sua presença mais impactante.

Para auxiliar você que está começando um negócio online, ou que acabou de criar a página da loja no Facebook, listamos 8 dicas de como melhorar o engajamento da página do seu e-commerce.

1 – Confie nos horários de maior alcance

Nas estatísticas de alcance do seu painel de administrador, você pode encontrar os horários em que suas publicações são visualizadas pelo maior número de seguidores – confie neles para programar seus posts. Não se esqueça de verificar, mensalmente, quais são os melhores dias e horários, pois eles podem variar.

2 – Faça perguntas

Os usuários querem interagir com sua publicação, mas, muitas vezes, precisam de incentivo. Uma das maneiras mais simples de conseguir atenção no seu post é fazendo uma pergunta. A ideia é que você teste o que atrai e o que gera o resultado que você espera. Quanto mais criativo você for, melhor.

Por exemplo: se você vende smartphones, pergunte que aparelhos os usuários gostariam de ganhar de Natal. Outra ideia é fazer uma arte com dois modelos vendidos na sua loja e perguntar qual é o favorito ou qual os seguidores recomendam.

3 – Não deixe de responder

Um serviço de atendimento ao cliente é fundamental para qualquer empresa, de qualquer porte. Uma resposta cativante faz com que o usuário se sinta importante e mostra que a sua marca é atenciosa com o consumidor. E não se engane, mesmo um simples agradecimento acompanhado de um emoji ajuda a conquistar o cliente.

Para comentários negativos, ou dúvidas mais sérias acerca do seu produto/serviço, o cuidado e a agilidade devem ser ainda maiores. Você pode, inclusive, pedir ao usuário que envie uma mensagem privada com informações básicas sobre o que aconteceu.

Em caso de mensagens negativas e públicas, não apague. Responda com educação, trazendo soluções, no mesmo espaço usado pelo cliente. Isso mostrará que você não tem nada para esconder.

4 – Arranque sorrisos dos usuários

As redes sociais têm um aspecto muito mais pessoal nas suas formas de interagir e, mesmo que sua empresa seja de um setor ou segmento mais sério, é preciso buscar maneiras e momentos de divertir os usuários.

Procure temas e assuntos que você possa relacionar para trazer esse aspecto mais lúdico para a sua página. Outra maneira de deixar as postagens leves é utilizar as linguagens da internet, como emojis e memes, por exemplo.

5 – Faça vídeos

Uma pesquisa feita pelo site Social Bakers revelou que o alcance orgânico dos vídeos no Facebook é quase duas vezes maior que o de imagens.

Se você já possui um canal do YouTube ou material pronto, não perca tempo. Caso contrário, você pode fazer vídeos curtos com o celular (de boa qualidade) apresentando o produto, a loja ou a equipe, por exemplo.

6 – Aproxime sua empresa do cliente

As redes sociais e as novas tecnologias de comunicação mudaram a forma de o consumidor se relacionar com empresas e marcas. Hoje, é preciso se colocar próximo aos usuários, tentando introduzi-los no dia a dia do seu negócio e da sua equipe.

Portanto, faça posts mostrando o que acontece no cotidiano da sua empresa. Data especial ou comemorativa, evento, visita, novidade ou mudança na rotina? Conte para os seus seguidores para que se sintam ligados não só ao seu negócio, mas às pessoas que fazem parte dele.

7 – Faça promoções e concursos

Promoções e brindes sempre atraem as pessoas e podem, inclusive, fidelizar parte dos clientes. Crie promoções e faça concursos – a melhor frase, a melhor resposta, a melhor imagem. Competição e prêmio são infalíveis para conseguir interação.

8 – Comece a investir em Facebook Ads

Você está no começo do seu negócio e, possivelmente, não dispõe de grande capital para investir no Facebook. De todo modo, você pode testar as diferentes formas de impulsão que o Facebook Ads oferece. As duas mais comuns são o patrocínio dos posts, para conseguir mais interações (curtidas, compartilhamentos e comentários), e o da própria página, feito através de dark posts, que aparecem para usuários que ainda não curtem seu perfil.

Comece investindo pouco dinheiro – R$ 5 por post, por exemplo – e vá observando o que dá certo.

 

 

Leia também: IGTV: o que é e como usar a nova ferramenta do Instagram