Meu Primeiro Marketplace

9 de ago de 2018

Como o video marketing pode ajudar o seu e-commerce

Como os vídeos marketing podem ajudar no seu e-commerce

Uma tendência muito forte que acompanha o desenvolvimento tecnológico e digital da comunicação é o uso do formato multimídia na produção de conteúdos e materiais de marketing e publicidade. A praticidade dos smartphones e a crescente melhora da qualidade das câmeras dos celulares fizeram dos vídeos a linguagem do momento.

Diversas pesquisas mostram a efetividade deste formato na hora de atingir o público. Segundo a Wyzowl, 72% dos consumidores preferem assistir a vídeos, em vez de ler passo a passos para aprender sobre uma mercadoria ou serviço. Além disso, 81% das pessoas compraram algo depois de assistirem a um vídeo.

Já uma pesquisa da WordStream, deste ano, apontou que vídeos em landing pages aumentam as conversões em mais de 80%, e que web sites com essa mídia têm uma média de conversões de 4,8%, contra 2,9% de páginas sem vídeos.

Vale lembrar que não é preciso apostar em superproduções ou despender grande investimento. Se você ou alguém da sua equipe tiverem um celular com uma câmera de boa qualidade, é possível produzir material para postar no Stories do Instagram – ou no IGTV, novo app da rede social que aceita vídeos mais longos.

Melhora a experiência de compra

De forma prática, um produto é mais bem apresentado por vídeo do que por fotos. É neste sentido que o video marketing melhora a experiência de compra. O consumidor pode ver o produto funcionando, quando se trata de um equipamento; ou o caimento de uma peça, no caso de roupas. A pessoa vê os diversos ângulos e consegue se imaginar no lugar de quem está no vídeo. Isso pode ajudá-la a entender se aquela é a escolha certa.

Ajuda no SEO e no ranqueamento

Para que o cliente encontre sua empresa de maneira mais fácil, o seu site precisa alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Para isso, existem as técnicas de SEO (Search Enginee Optimization).

O que talvez pouca gente saiba é que o algoritmo do Google está evoluindo constantemente os parâmetros para considerar uma página relevante. E como os vídeos aumentam a experiência do cliente, como vimos antes, o buscador tem dado cada vez mais espaço para sites que apresentam dados em formato audiovisual.

Se houver um vídeo na página, um link tem 53 vezes mais chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google.

 

 

Leia também: 8 dicas sobre Facebook para pequenas empresas