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6 de ago de 2018

IGTV: o que é e como usar a nova ferramenta do Instagram

O que é IGTV e como usar no seu negócio

Mesmo pertencendo ao Facebook, o Instagram desbancou a plataforma de Zuckerberg e assumiu o posto de rede social do momento. Hoje, a empresa possui valuation em torno de US$ 100 bi e tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, 57 milhões no Brasil. No final de junho, numa aposta que visa concorrer com outras frentes consolidadas, como o YouTube, o Instagram lançou o IGTV, ferramenta que permite produção ou upload de vídeos de até 60 minutos.

O IGTV pode ser encontrado dentro no aplicativo de fotos ou ser baixado como app independente. De todo jeito, as plataformas são completamente integradas e você acessará ambas – Instagram e IGTV, no caso do aplicativo separado – com a mesma conta.

O foco da ferramenta são os usuários produtores de conteúdo que já atuam no Instagram e que, antes, não conseguiam divulgar materiais em tamanhos maiores. A princípio, apenas contas verificadas pela plataforma ou com grande alcance podem fazer upload de vídeos de 60 minutos. Para os demais usuários da rede social, o tempo máximo é de 10 minutos.

No IGTV também é possível adicionar CTAs nos vídeos, o botão “arraste para cima” e links para outra plataforma, perfil ou site. Outra característica é que as transmissões estão segmentadas e podem ser encontradas entre as categorias “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”.

Primeiro passo

Para criar o canal em mobile, semelhante ao YouTube, no qual ficam armazenados os vídeos, o usuário deve acessar o IGTV e selecionar o ícone de engrenagem, depois clicar em “Criar canal” e seguir as instruções na tela.

A princípio, o canal recebe o mesmo nome do usuário da conta. O conteúdo pode, também, ser enviado como vídeo para a página do Facebook, vinculada à conta que fez o upload. A plataforma aceita arquivos de 650 MB a 5,4 GB.

A nova ferramenta de vídeos também possui a aba de acompanhamento de métricas e medição de tráfego da página. Informações de interação e engajamento, assim como porcentagem média assistida pelos visualizadores e um gráfico de linhas de retenção de público, estarão disponíveis.

Dicas

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a ferramenta IGTV do Instagram ainda tem muito a ser explorada e, certamente, se mostrará bastante versátil para empresas.

Uma possibilidade interessante de conteúdo para esta plataforma que permite vídeos maiores é a realização de entrevistas – pode ser com personalidades da sua área de atuação, com referências do mercado ou até com clientes.

Também são interessantes tutoriais de como navegar em determinada plataforma, ou seja, passo a passos para sites e processos internos, e também vídeos de demonstração de produtos.

Existe, ainda, a opção de realizar um webinar, ou uma webpalestra, por meio do IGTV. Neste caso, programe falas curtas e dinâmicas – pensando nos 10 minutos de limite – e lembre-se que a interação do público acontecerá por comentários: separe um momento para respondê-los.

 

 

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