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11 de jun de 2018

O que é e quais as tendências para Omnichannel

O que é Omnichannel - Opencoin

Já pensou em oferecer a mesma experiência de consumo através de canais online e offline, como se fossem um só? É isso que o conceito de omnichannel se propõe a fazer: integrar vendas e atendimento de lojas físicas e virtuais com os consumidores.

Esta visão foi desenvolvida para se adequar a uma nova cultura do cliente, aumentando a sinergia entre os dois meios. A tendência é que as empresas invistam mais em oferta de soluções integradas, atuando em multiplataformas e ampliando as possibilidades de interação do consumidor com seus produtos e sua própria marca.

Em alguma medida, provavelmente você já opera online e offline, mas, talvez, não o faça com o conceito de omnichannel. Veja algumas tendências do seu uso no e-commerce.

In-store pick-up

Em português, seria “retirar na loja”. O cliente compra no site, mas, muitas vezes, prefere ir até a loja física retirar o produto em vez de pagar pela entrega. Se já houver o produto na loja física, ele pode fazer isso no mesmo dia. Por outro lado, é preciso ter o estoque integrado e sob controle.

Para os empresários que possuem apenas lojas virtuais, uma opção é estabelecer parcerias, como fizeram Tesco e Walmart, nos Estados Unidos. Lá, o cliente compra pela internet e vai até o mercado, estaciona o carro em um dos pontos preparados e um funcionário o espera com as compras.

Ship from store

Outra opção viável para quem possui loja física é enviar produtos para uma unidade com melhor localização. Já algumas empresas de eletrônicos nos Estados Unidos estão autorizando retirar os produtos no próprio centro de distribuição.

Também existe a possibilidade de enviar diretamente da loja para os clientes, mas, nesse caso, é necessário ter um parceiro, como o UberEats no setor alimentício.

Logística reversa multicanal

O maior exemplo é o caso da Amazon. A gigante está testando lojas parceiras, onde o cliente pode devolver o produto. Na loja, as compras ficam armazenadas e, depois, a empresa recolhe todos os pacotes de uma vez. Assim, a Amazon conseguiu diminuir custos e se tornar mais omnichannel.

Outra solução desenvolvida pela empresa foi colocar quiosques dentro de outras lojas varejistas para receber os produtos. Há, inclusive, quiosques em campi universitários, pois estudantes são um dos seus maiores públicos.

Estoque invisível

Poucas marcas possuem esta solução. É comum elas indicarem em quais lojas os seus itens estão disponíveis, mas a novidade é fazer o contrário: mostrar quais peças existem em determinada loja. Um salto em termos de complexidade.

Se houver possibilidade de investir em um software que integre e especifique produtos e lojas, certamente você sairá ganhando.

 

 

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