Meu Primeiro Marketplace

16 de jul de 2018

O que é o pagamento contactless?

O que é pagamento contactless?

NFC (Near Field Communication) ou contacless (sem contato) é a tecnologia que permite pagamentos de produtos ou serviços utilizando o celular, sem necessidade do cartão ou de digitar a senha na máquina.

Aproximando o aparelho de uma máquina ou leitor móvel de cartão, ou ainda de outro celular, a conexão é feita via radiofrequência. O processo todo acontece através de um app instalado no celular, que mostra o nome do produto e o valor a ser pago, para aprovação do cliente.

Esta ferramenta funciona em aparelhos com sistema Android, iOS e Windows Phone – desde que já venham com a tecnologia de leitura e câmera de fábrica – e não está restrita a smartphones, podendo ser encontrada também em laptops, TVs, tablets e até smartwatches.

Em 2013, 94% dos smartphones no Brasil já estavam habilitados a usar tecnologia contactless. De acordo com dados da Gemalto, a expectativa da taxa de crescimento deste tipo de pagamento passa dos 100%, desde o ano passado, inclusive por ser uma excelente opção para micro e pequenos empreendedores.

Contactless é seguro?

A transmissão de dados é feita em mão única, o que significa dizer que o aparelho receptor não tem acesso às informações confidenciais, como senhas e dados da conta bancária ou da carteira digital. Isso torna a transação muito mais segura, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Mesmo assim, é aconselhável instalar um aplicativo que permita a você excluir dados e informações de maneira remota, para casos de roubo do aparelho.

Transmissão

Existem alguns tipos de transmissão contactless, em que se utiliza a radiofrequência para as operações.

Passiva: apenas gera o sinal de conexão para outro dispositivo.

Ativa: envia e recebe dados, opção mais utilizada para compras em lojas.

Leitor e gravador: lê, altera e grava novos dados. Este é o tipo de NFC que permite recarregar o Bilhete Único via smartphone em São Paulo.

Peer-to-Peer: dois aparelhos comunicam-se entre si, semelhante ao que acontece via Bluetooth, porém com menor gasto de energia e de forma muito mais rápida e simples.

 

 

Leia também: Como mensurar a satisfação do cliente? Conheça o NPS