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26 de jul de 2018

Venda nas redes sociais: 4 dicas para Instagram

Dicas para vendar no Instagram

Talvez você já tenha reparado como muitas empresas estão utilizando o Instagram para alcançar seus clientes e divulgar marca e produtos. Com o Facebook atualizando algoritmos e dificultando a publicidade de empresas e comércio, a rede social de fotografias e vídeos tem se tornado uma excelente opção para chegar mais perto do público-alvo, exatamente por essas ferramentas multimídia.

Outro dado que incentiva o uso comercial do Instagram é que, neste ano, a plataforma alcançou 1 bilhão de usuários no mundo57 milhões no Brasil.

Mesmo sendo uma plataforma extremamente visual e pessoal, o que aproxima marcas e usuários, não se pode deixar de lado a parte textual de apresentação e dos posts.

Para ajudá-lo em todos esses aspectos, separamos algumas dicas de como melhorar a atuação no Instagram.

Atenção ao perfil

Por ser uma rede social visual, o ambiente do Instagram é muito interessante para vender o conceito da sua marca. Para cada um dos elementos, tenha em mente a página inicial do perfil da sua empresa como um todo.

No avatar, insira o logo da sua marca. Além disso, escreva a proposta da empresa em poucas palavras e adicione o link do seu site – assim você já começa a interligar as suas mídias. Não se esqueça de incluir ainda o ícone e o link do Instagram nas outras plataformas.

O perfil também é composto pelas imagens em miniatura. Você pode, além de considerar as artes individualmente, pensar neste painel de fotos de forma inteira e criar uma espécie de mosaico.

Imagens

Fotos e imagens são os principais elementos desta plataforma. Tenha muita atenção e dedique tempo para planejar da melhor forma possível.

Assim como falamos de vender o conceito da marca já no perfil, suas imagens devem conter mais do que produtos. É preciso mostrar um estilo de vida que se relacione a ela. Procure inspirar o usuário, engajá-lo nas suas causas. Isto irá despertar o desejo de fazê-lo consumir este estilo de vida.

Lembre-se de que o Instagram transmite a sensação de estar muito próximo da pessoa, da marca ou do cotidiano da empresa. Capture cenas exclusivas, reações espontâneas e momentos descontraídos da equipe. Além disso, publique fotos de making of, fabricação de produtos ou até eventos já realizados.

Não se esqueça das hashtags (#) — elas funcionam como palavras-chave quando alguém buscar por alguma marcação que você utilizou.

Stories

Esta ferramenta é, talvez, o ponto de maior aproximação entre empresa e cliente. Pelo fato de ficar apenas 24 horas ativa nos perfis e ser usada para registrar instantes dos usuários, causa uma sensação de proximidade e intimidade.

Utilize isso a seu favor. Filme a equipe, o ambiente de trabalho, apresente os colaboradores ou uma ação com algum cliente. Esteja próximo do consumidor e mostre o máximo que você puder do seu negócio.

O Stories, agora, dá a possibilidade de criar enquetes. Busque também esta interação.

Venda pelo shopping do Instagram

Esta função é recente no Brasil. Seguindo a tendência mobile, o Instagram disponibilizou tags para fotos de contas comerciais. Estas etiquetas permitem marcar produtos com preços e links que redirecionam o seguidor para o site da loja.

Além de mais uma possibilidade de integrar as diferentes plataformas em que você atua, pode ser usada para acompanhar os concorrentes.

Para usá-la, basta configurar sua conta comercial, associá-la a um catálogo do Facebook (pelo Gerenciador de Negócios no Facebook Business) e aguardar a aprovação.

Outras ferramentas

Wisp Social: para analisar as hashtags mais utilizadas na sua região, além de usuários e horários com melhor engajamento.

Postgrain: para agendar posts com data e hora marcadas. A versão gratuita permite até 8 postagens mensais;

Aviary: para tratar e aprimorar fotos. Oferece filtros e stickers;

 

 

 

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