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1 de ago de 2018

Venda nas redes sociais: dicas para o Twitter

Dicas para usar o Twitter e vender mais

Em um primeiro momento, pode parecer que o Twitter não é a rede social mais indicada para aumentar as vendas. Isso pode fazer sentido, caso você pense apenas em ações diretas: promoções ou anúncios de produtos, por exemplo. Estas, porém, são uma forma limitada de utilizar a plataforma de microblogs.

A autopromoção da marca é a mais comum das estratégias. Postar assuntos sobre a empresa, mudanças em processos, atualizações internas e novas parcerias é uma boa maneira de fazer o usuário conhecer sua empresa.

O compartilhamento de conteúdo de qualidade e notícias relacionadas ao mercado também é aconselhado, como forma de engajar o leitor através do marketing de conteúdo.

Outra estratégia é usar o Twitter como canal de atendimento ao usuário. A agilidade dos textos e a grande circulação de tweets fazem com que a plataforma seja interessante para se aproximar do cliente nestes momentos de contato. Você deve monitorar, também, o que os usuários estão falando sobre sua empresa para detectar reclamações e problemas que podem ser resolvidos sem que o cliente precise ir até você.

Você pode, ainda, anunciar produtos – inserindo o link da sua loja online para direcioná-lo à página de compra e, também, como maneira de monitorar o mercado e realizar pesquisas. Além da satisfação do cliente com sua marca, como já comentado, é possível monitorar os concorrentes, buscar novos públicos, encontrar tendências e verificar o impacto de um produto lançado, por exemplo.

Tweets

O Twitter é uma rede social ágil – você não vai encontrar “ALERTA TEXTÃO”, até porque não há espaço para isto. E, apesar de a plataforma disponibilizar 280 caracteres para cada postagem, uma pesquisa da Buddy Media apontou que tweets com até 100 toques (letras + espaçamento) possuem taxa de engajamento até 17% maior.

Além de textos curtos, próprios para quem apenas “passa os olhos”, não deixe de incluir links (encurte-os antes!), imagens e vídeos. Use também os trending topics para encontrar assuntos interessantes e hashtags, e não se esqueça de marcar pessoas influentes que tenham relação com o assunto em questão.

Ferramentas

Por ser uma plataforma de microblog, é muito recomendado que você utilize ferramentas de agendamento para publicar diversos pequenos tweets ao longo do dia. Hootsuite, Tweetdeck e BufferApp fazem esta função.

Não deixe, também, de acompanhar as métricas que você definiu para alcançar suas metas. Através do Google Adwords você consegue obter muitas informações. Utilize estes dados de tráfego para balizar suas estratégias e rever suas ações de marketing.

Por fim, talvez você não saiba, mas o Twitter também possui uma ferramenta de patrocínio de postagens. O Twitter Ads não é utilizado pela maioria dos usuários da rede social, mas pode trazer resultados interessantes. Exatamente por ser pouco desbravado, é uma ótima oportunidade de criar novas formas de vender marca e conceito da sua empresa.

 

 

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